Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um blog onde exponho publicamente as pipas de massa que já gastei, dividindo-as em "bem empregues" e "desgostos"

28
Jan17

à mesa: Bacalhau com Natas à la Experimentalista

Sarah

Domingo passado foi dia de almoço de família. Entre outros preparativos, o prato principal já estava escolhido: bacalhau com natas. É uma receita que conheço bem mas nunca tinha cozinhado para tanta gente por isso as contas que vos dou é para 8 pessoas (que comem demasiado bem!)

 

Receita:

-1 kg de bacalhau em posta ou duas embalagens de bacalhau desfiado

-2 cebolas

-1,5kg de batatas em cubos

-3 dentes de alho grandes

-1 embalagem de queijo para gratinar continente

-3 pacotes de natas para culinária

-pão ralado para polvilhar

-azeite e pimenta q.b

-3 folhas de louro

-meio copo de vinho branco

 

Se tiverem que cozer o bacalhau, temperem a água com azeite, 1 folha de louro e um dente de alho aberto ao meio. Deixem cozer durante 10 minutos para o bacalhau não ficar desfeito. Reservem a água e arranjem o bacalhau em lascas. Enquanto o bacalhau coze, cortem as batatas em cubos pequenos e deixem-nas dentro de água fria para não ficarem negras. Numa frigideira grande e alta ou num tacho largo, alourem a cebola e os dentes de alho no azeite e, aos poucos, deitem o vinho branco. Isto faz com que a cebola cozinhe sem fritar.

E agora, o "meu" truque: cozam as batatas na água do bacalhau. Eu sei que o original é com batata fritas mas eu acho que fica enjoativo e é caloria grátis por isso prefiro fazer assim. Quando colocarem as batatas deitem uma pitada de sal, mas pouco, que o bacalhau já salgou a água.

Juntem o bacalhau em lascas ao refogado, envolvam durante dois minutos e apaguem o lume. Numa tigela, coloquem o conteúdo dos 3 pacotes de natas e temperem-nas com pimenta (eu uso o moinho de 5 pimentas da margão), uma pitada de sal e uma pitada de funcho. O funcho é o melhor amigo do peixe: puxa o sabor do peixe e dá-lhe um sabor fumado delicioso! 

Com as batatas cozidas mas não desfeitas, juntem-nas ao bacalhau e envolvam. Já no tabuleiro, polvilhem com o pão ralado e o queijo e se quiserem enfeitem com umas azeitonas. Levem ao forno (pré-aquecido a 200º) durante 20 minutos, baixando para os 180º.

Sirvam com salada Ibérica ou com Mistura de Rúcula e encham a barriga que com a batata cozida fica super cremoso e sem tanta gordura.

imagem retirada da net.....preciso mesmo que começar com as fotos!

Sarah

2 comentários

Comentódromo