Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um blog onde exponho publicamente as pipas de massa que já gastei, dividindo-as em "bem empregues" e "desgostos"

26
Set16

A Sarah Ensina: A Limpar Carpetes?

Sarah

Ah as férias.......duas semanas de puro descanso e entrega aos prazeres do espirito e da carne. Duas semanas de deboche e esquecimento de horários e regras........e pelo menos dois dias a limpar carpetes. Romântico não? Eu sei que para muitas pessoas este post será inútil, que já ninguém usa carpetes (sábias mentes), que agora os tapetes vão à máquina (sábias marcas), que as carpetes que a vossa mãe vos deu desapareceram misteriosamente para um sótão húmido e com cheiro a bafio. Eu sei disso tudo mas eu ainda moro num califado das arábias e tudo o que é chão tem um tapetinho, ou um tapetão e parecendo que não, é coisa que se suja muito. 

A primeira coisa que eu aponto nisto da limpeza das carpetes é o não sujar! O não sujar passa por coisas básicas como não andar com os sapatos da rua em casa. Sabiam que os nossos sapatos, depois de andarem na rua, têm tantos micróbios e matérias fecais como um caixote do lixo? Dos de rua? Onde vomitam os estudantes que apanham grandes bebedeiras? Pois. Eu não quero estas fontes de epidemias no meu chão e vocês, também não deveriam querer por isso nada de fazer como a minha vizinha de cima que a primeira coisa que faz de manhã é calçar os saltos de 10 cm com que vai andar o dia todo. E ela não tem tapetes em casa......

Agora o produto que para mim, mata qualquer bicharada e nódoa revelhada que tenha caído no vosso arraiolos ou no vosso persa:

 

Karpex

 

A marca já existe em Portugal desde os primórdios do tempos mas recentemente foi associada aos produtos Vanish. No início ainda tive as minhas dúvidas em relação à qualidade, já que não seria a primeira vez que um produto muda de cara e perde a qualidade mas este continua igual. Até o cheiro!  É um sabão concentrado, de dissolução em água quente e que posteriormente se retira aspirando o tapete. Ficam impecáveis!

 

Como:

Num alguidar ou bacia deitar três litros de água quente. Não precisa ferver. Para esta quantidade 1/3 do frasco chega bem, mas também depende da sujidade do tapete. Precisam também de uma escova como esta 

 Estas escovas são de fibras de plástico, duras, ideais para dar grandes tareias de limpeza numa carpete mas num tapete mais frágil (como um arraiolos) há que ter mais cuidado para não soltar as lãs. Se pelo contrário, for um sintético resistente, então esfreguem como se a vossa vida dependesse disso! A técnica é simples:

Mergulhem a escova na água e trazendo água na escova deitem-na para cima da carpete e esfreguem. A escova tem que estar sempre molhada pois a seco vocês não vão limpar nada. E não se preocupem que não passa humidade para os tacos e eu tenho chão afagado debaixo das carpetes. De preferência façam movimentos em círculos e vão ver, imediatamente, a carpete a ficar limpa. E o cheiro é muito agradável, mas eu sou um bocado maníaca com as limpezas e gosto de cheiros como gasolina por isso......vale o que vale!

De resto, basta escolherem um dia quente, abrir as janelas de casa para o ar circular e em 2 dias têm as carpetes secas e prontas a ser aspiradas. Para quem tem miúdos pequenos que andem pelo chão ter cuidado redobrado com a aspiração e nos primeiros tempos usar uma manta para os gaiatos. Estamos a falar de químicos ok?

 

E agora vocês dizem: mas quem, quem Sarah Roberta, ainda limpa carpetes? Meus caros, quem não tem 60€ para dar à 5 à sec por um tapete de 60x120. Alguém como eu portanto. E ainda têm a benesse de no dia das limpezas de carpetes já não precisam de ginásio, pois num dia quente a lavar carpetes, suam mais que  a Pugliesi nas aulas de spinning dela!

A gama também tem um tira nódoas para quando sujamos e podemos limpar logo o tapete mas isso já não me convenceu tanto.

Avisos:

1- se usaram a carpete para embrulhar um corpo, queimem-na.

2- se a parte de baixo tiver manchas idênticas ás de uma carpete usada para embrulhar um corpo, queimem-na

Ah e em contrapartida tiverem 300€ para comprar um super-aspirador com água que limpa as carpetes com uma técnica ultrassónica de alta potência e baixos consumos.....esqueçam tudo o que acabaram de ler.

 

E por ai, ainda se lavam carpetes?

Sarah

 

 

 

2 comentários

Comentódromo