Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Qua | 22.03.17

Dia dos meninos com um cromossoma a mais: o do amor

Sarah

Eu não gosto de socialites. Não sigo as Kardashian´s pois para mim estão ao nível das rémoras ou dos peixes de fundo, tipo as taínhas. Não gosto de gente cuja profissão é existir. Se têm uma vida espectacular, pautada pelo luxo, o bem viver e sem procupações? Têm, claro que sim, mas eu preferia dizer aos meus filhos que me tornei famosa porque sou uma tipa cheia de neurónios fixes ao invés de ter que assumir perante eles que sou famosa porque fiz uma sex tape com um jogador de basquet norte-americano. Chamem-me mãe de bragança, são manias!

Agora, gosto quando uma socialite se destaca pela positiva, pelo exemplo, e a minha socialite do coração é a Bibá Pita. 

Celebra-se hoje mais um dia internacional da Trissomia 21 e a Bibá tem sido a mais acérrima e calorosa defensora da sua Madalena, agora com 26 anos, e desde sempre portadora de um gene a mais. 

A Bibá foi a primeira a assumir esta gravidez mal soube do resultado. Eu não sei se o faria, muito sinceramente, não sei mesmo se teria coragem de ser mãe de um filho com necessidades especiais. A Bibá recebeu a sua menina sem floreados cor-de-rosa do "todos diferentes, todos iguais" mas soube dar-lhe as bases para ela crescer e se tornar uma mulher segura e amada, muito amada. A Bibá, à parte do bronze permanente, energia que até a mim deixa cansada e mais 4 filhos, foi uma super-mãe de uma menina que, tal como todos os meninos com trissomina 21, se viu a ser posta de lado, por adultos e crianças mas nunca, pela sua família. 

Dizem que as pessoas que nascem com trissomia 21 não têm maldade. Algo se passa nos seus centros cognitivos que os fazem ser quase incapazes de reagir com maldade, raiva, ódio ou qualquer sentimento negativo perante a maldade alheia. Mas ficam tristes, apesar de serem meninos felizes e entendem a maldade dos outros, a pesar de não a praticarem. 

A Bibá é a primeira a dizer que a filha monglóide, mas uma grande mulher. E hoje de manhã no noticiário, ouvia um rapaz que foi entrevistado por causa da data que se celebra, dizer que o sonho da vida dele é casar com a namorada. Ele não quer ser rico, famoso ou o rei do mundo. Ele só quer casar com a sua miúda. 

Ah e por causa do estigma "a miúda só nasceu com trissomia 21 porque a mãe já estava velha", a Bibá ainda teve mais dois bebés. E teria mais, não fossem as 5 cesarianas obrigá-la a fechar a loja. 

Houvessem mais Bibás e teríamos mais meninos e meninas felizes.

A Bibá, o marido Fernando, a filha Maria, o Tomás, a Madalena, O Salvador e o Dinis. Como não adorar esta família bonita?

Sarah

1 comentário

Comentar post