Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Qua | 29.06.16

Lasanha de Vegetais

Sarah

Pois que ontem, num momento de fofice e ternura infinita pelo meu homem, decidi fazer-lhe o jantar: uma lasanha vegetariana. Foi a primeira vez que fiz mas como a receita foi retirada de um blog com receitas para crianças senti-me confortável em sujeitar o estômago do Querido a estas experiências. 

Tudo teria sido perfeito se eu não tivesse constatado (pela primeira vez em quase um ano!!!) que cozinhar com ele perto é o equivalente de cozinhar com uma criança de 2 anos: ora se agarrava a mim, ora me mexia no cabelo, ora me levantava a saia, ora tirava fotos e dizia "que o avental ficava a matar". Tive que tomar medidas e sentei-o numa cadeira e disse que só de lá saia quando tivesse a mesa posta e o vinho aberto. Ah e quando deixasse de estar nas redes sociais. Sinto, depois da noite de ontem, que estou preparada para ser mãe de alguém. 

 

 

Ingredientes:

-Massa de Lasanha Fresca (mais rápido, igualmente barata e fica sempre macia sem ter a pré-cozedura)

-2 Tomates maduros médios (que não usei porque foi quando pus o Querido de castigo e esqueci-me deles....)

-2 courgettes médias/pequenas

-3 cenouras

-1 cebola grande

-1 dente de alho laminado

-500 g cogumelos laminados

-azeite para a frigideira

-500ml de bechamel (não usei tudo, devo ter ido aos 400ml, mas ficava mais barata a embalagem grande)

-1 ramo de brócolos (daqueles grandes que costumam estar lá soltos no supermercado)

-250g mozarela ralada

-sal e pimenta branca q.b

 

Ligar o forno a 180º

 

Processo:

Colocar uma frigideira larga ou um wook ao lume com 3 colheres de azeite. Cortar a cenoura e as courgettes em rodelas finas (ou passar na mandolina), deixando a casca nas courgettes (não se desfazem tanto e só faz bem!). Cortar a cebola em gomos e deixar alourar mas não fritar, mantendo o lume médio. Adicionar um pouco de água se acharem necessário. Colocar os cogumelos e deixa-los alourar com a cebola.

Quando os cogumelos estiverem dourados adicionar a courgette, a cenoura, os brócolos e o tomate. Acreditem, o líquido dos cogumelos e do tomate é mais do que suficiente para deixar os legumes quase cozidos e melhor, ficam como se fossem ao vapor. 

Sabemos que os legumes estão no ponto quando a courgette estiver translúcida e a cenoura brilhante. Eu odeio brócolos cozidos por isso a única forma de os comer é assim, ainda meios duros e a saber a tudo menos a brócolos. Temperar com sal e pimenta branca (mais suave) e se acharem necessário, adicionar mais um fio de azeite. 

Num pirex coloquem um pouco de molho bechamel no fundo para a massa não pegar e comecem a fazer camadas de massa, legumes, queijo mozarela e mais massa. O molho só entra em contacto com a massa pois é o que a vai cozer. Na última camada de massa, coloquem o resto do bechamel e o resto do queijo e levem ao forno por cerca de 15/20 minutos a 200º (com "lume" por cima e por baixo para a lasanha ferver).

 

Et voilá! Correu melhor do que o pensado e o resultado ficou muito saboroso. O homem comeu e hoje de manhã ainda me agradeceu o jantar. Um fofinho. 

 

Notas:

-o total das compras ficou-me por 12€ (já com vinho e os morangos da sobremesa e sobraram cenouras, tomates e courgette)

-Estas doses dão perfeitamente para 4 pessoas ou 3 com muita fome

-Nutricionalmente, ronda as 330kcal por porção mas podem sempre fazer o bechamel caseiro e controlar melhor o que ele contém. Tal como o queijo pode ser queijo magro ralado por vós.

-Podem usar outros legumes como pimentos, alho francês, beringela ou espinafres.

 

Fiquei muito contente com esta receita e posso dizer que entrou para o meu "top jantar para agradar ao homem", que me lavou a loiça toda e sem se queixar!

 

Não há foto porque a fome era muita....

Sarah

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Sarah

    30.06.16

    Olha eu gostei! O sabor não é demasiado intenso porque não cozi previamente os legumes, só os salteei então o sabor não ficou tão marcado a vegetais cozidos (dos quais não sou grande fã)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.