Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Qui | 13.10.16

O Nobel Dylan e os mixed feelings que isto me dá

Sarah

A internet "crashou" há alguns momentos quando o Nobel da Literatura foi relevado: Bob Dylan. E a falta de consenso não podia ser maior, ou amam ou odeiam, a mim, dá-me apenas alguns (muitos) mixed feelings.

Se por um lado dou as maiores e mais sinceras felicitações ao artista e arquitecto musical que é Dylan, por outro, no que à literatura diz respeito, sou ainda uma quadradona. Vejamos:

-Há quem diga que o Dylan ganhar um Nobel é o equivalente a um escritor ganhar um Grammy porque uma obra sua foi musicada; correcto

-Mas não poderão os poemas das letras de Dylan ser considerados, literatura? E para não falar só de Dylan. Freddy Mercury, Janis, Bob Marley. Não foram todos eles letristas de obras fantásticas? Contudo

-Se não fossem musicadas o efeito seria o mesmo? Teriam as letras de Dylan chegado a nós da mesma forma e com a mesma intensidade, se fossem "apenas" literatura?

 

Já o prémio do ano passado foi muito criticado por ter sido atribuído a Svetlana Alexievich, uma jornalista ucraniana de não-ficção. Há quem não considere este género um estilo literário, mas sabem que mais escrevia não-ficção? Churchill, Hemingway, Max Weber, Martha Gelhorn, entre tantos outros brilhantes escritores. Posto isto, será o Nobel de Dylan a consagração de um letrista, musicólgo e poeta e a abertura dos horizontes estritos e sérios da academia sueca?

Não me choca o prémio para Dylan, apenas ainda não o digeri muito bem.

Enquanto isto, a dona Alice Vieira já diz que é ridículo e que para o ano vai o Quim Barreiros à nomeação. Na minha terra isto tem um nome - cotovelite dolorosas!

 

Sarah 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.