Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Seg | 12.09.16

Que orgulho neste rapaz!

Sarah

A maioria de nós, espectadores portugueses, conheceu-o a fazer sketches de comédia no Herman SIC. Já nessa altura o tipo era bom, mas agora? Agora é o melhor actor de da secção Horizontes do festival de Veneza. 

Poderoso não? Para a maioria dos portugueses, o nosso cinema não vale um chavo. É chato, muito "Manuel de Oliveira", coisa para entreter mortos. Contudo, para quem da o corpo ao manifesto pela arte de ser artista em Portugal, tiro-lhes todos os dias o chapéu.

Trabalhamos por projecto e enquanto há trabalho. Vivemos dependentes do passa-a-palavra e do "pode ser que até ao fim do ano haja financiamento". É desesperante. Os nossos pais não entendem que vivamos a recibos verdes. E nós também não.

O público português começa a ir às salas para ver o que por cá se faz mas, ainda assim, tudo muito a custo, muito puxado para a comédia e nunca para um filme destes. A história de um boxeur do bairro social que se vê como muitos de nós: sem trabalho, sem dinheiro, no desespero total de ter que levar comida para a mesa e não ter como. 

E o Nuno Lopes.....um actor brilhante. Não se manteve à sombra da bananeira e frequentou a Master Class da École des Maîtres estudando com mestres como Robert Castle, Susan Batson, Tom Brangle e Wass M. Stevens. Esteve em palco com textos  Bertold Brecht, William Shakespeare, August Strindberg, Heiner Muller, Georges Perec, Beaumarchais, Ferenec Molnár e Pierre Corneille. E no sábado, a academia de Veneza tirou-lhe todos os chapéus e deu-lhe o galardão de melhor actor.

Os meus imensos Parabéns Nuno Lopes!

 

Sarah

4 comentários

Comentar post