Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um blog onde exponho publicamente as pipas de massa que já gastei, dividindo-as em "bem empregues" e "desgostos"

09
Mai16

Saga Habitacional, ou como não ter um ataque de nervos

Sarah

Eu e o Querido andamos à procura de uma casa para amar e ser felizes. Tratamos esta nossa busca com o carinhoso conceito de "encontrar um cafofo". O que não estávamos à espera era de que a maioria dos arrendatários em Portugal estivessem completamente desfasados da realidade e sejam portadores de zero noções do que é o rácio qualidade-preço. Até agora as constatações foram as seguintes:

 

1- Têm uma mesa, dois bancos e um colchão em cima de um estrado a dizem que o apartamento está "mobilado"

2- Só porque tem uma saída de metro ou uma linha de comboio a 1km (de carro) dizem que "está perto de tudo".

3- Sentem-se no direito de te responder mal. Exemplo:

Envio um email super educadinho a dizer que gostei muito da casa e da localização e pergunto se existe alguma possibilidade de ser mobilada. Resposta: "Há! Hipótese há, sem me adiantar 6 meses de renda e fizer um contrato a 5 anos! Qu´q quer fazer!?".....Mandá-lo à merda.....é isso que quero fazer meu senhor....

4- Estar perto de Lisboa não é razão para pedirem 600€ por paredes com mofo e humidade. Para isso mudo-me para o sótão da minha mãe. Ao menos lá está sempre quentinho e ela deixa-me tomar banho na casa dela.

5- Eu sei que anda por aí muito salafrário a tentar enganar o outro mas acham normal pedir 3 recibos de ordenado, IRS dos últimos dois anos, caução, duas rendas, IRS do fiador/es e contrato de trabalho!? Mas vocês estão a alugar uma casa ou trabalham para o FBI!? E a cor das cuecas, também querem!?

6- Se já alugaram a casa por favor retirem o anúncio. As última 3 casas que contactei já tinham sida alugadas ainda toda a gente sabia do D. Sebastião.

7- Se vão colocar anúncios com fotos, podem pelo menos arrumar o pardieiro onde vivem? Eu não preciso de saber que usam Linic, que não lavam a loiça ou que o vosso Lulu dorme na cama onde EU pondero dormir.

8- Se vão colocar anúncios de CASAS, para que preciso eu de 30 fotos tiradas da janela? Não espero usufruir da vista durante as 2h por dia que devo lá passar acordada....

9- Qualquer anúncio que comece com "belíssimo", "fantástico", "excelente" ou "boa oportunidade" já sei que provavelmente falará de um barraco onde nem o Lulu da Kardashian dormiria. 

10- A reter: casa limpa e pintada NÃO é obrigação de quem vai arrendar mas de quem arrenda. Se a casa precisa de arranjos não digam "casa em bom estado mas a precisar de obras". Façam-nas vocês seus mulas que estão a tentar fazer fortuna com as necessidades dos outros. 

 

Sonho com o dia em que exista uma entidade que regule isto, que crie uma lista de critérios, direitos e deveres, para quem arrenda e quem vai arrendar. Não admira que ande tudo a morar com os pais.....contas feitas e se fosse morar sozinha, ao dia 5 de cada mês teria 50€ para os outros 25 dias.......

 

 Sarah

4 comentários

Comentódromo