Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Seg | 09.05.16

Saga Habitacional, ou como não ter um ataque de nervos

Sarah

Eu e o Querido andamos à procura de uma casa para amar e ser felizes. Tratamos esta nossa busca com o carinhoso conceito de "encontrar um cafofo". O que não estávamos à espera era de que a maioria dos arrendatários em Portugal estivessem completamente desfasados da realidade e sejam portadores de zero noções do que é o rácio qualidade-preço. Até agora as constatações foram as seguintes:

 

1- Têm uma mesa, dois bancos e um colchão em cima de um estrado a dizem que o apartamento está "mobilado"

2- Só porque tem uma saída de metro ou uma linha de comboio a 1km (de carro) dizem que "está perto de tudo".

3- Sentem-se no direito de te responder mal. Exemplo:

Envio um email super educadinho a dizer que gostei muito da casa e da localização e pergunto se existe alguma possibilidade de ser mobilada. Resposta: "Há! Hipótese há, sem me adiantar 6 meses de renda e fizer um contrato a 5 anos! Qu´q quer fazer!?".....Mandá-lo à merda.....é isso que quero fazer meu senhor....

4- Estar perto de Lisboa não é razão para pedirem 600€ por paredes com mofo e humidade. Para isso mudo-me para o sótão da minha mãe. Ao menos lá está sempre quentinho e ela deixa-me tomar banho na casa dela.

5- Eu sei que anda por aí muito salafrário a tentar enganar o outro mas acham normal pedir 3 recibos de ordenado, IRS dos últimos dois anos, caução, duas rendas, IRS do fiador/es e contrato de trabalho!? Mas vocês estão a alugar uma casa ou trabalham para o FBI!? E a cor das cuecas, também querem!?

6- Se já alugaram a casa por favor retirem o anúncio. As última 3 casas que contactei já tinham sida alugadas ainda toda a gente sabia do D. Sebastião.

7- Se vão colocar anúncios com fotos, podem pelo menos arrumar o pardieiro onde vivem? Eu não preciso de saber que usam Linic, que não lavam a loiça ou que o vosso Lulu dorme na cama onde EU pondero dormir.

8- Se vão colocar anúncios de CASAS, para que preciso eu de 30 fotos tiradas da janela? Não espero usufruir da vista durante as 2h por dia que devo lá passar acordada....

9- Qualquer anúncio que comece com "belíssimo", "fantástico", "excelente" ou "boa oportunidade" já sei que provavelmente falará de um barraco onde nem o Lulu da Kardashian dormiria. 

10- A reter: casa limpa e pintada NÃO é obrigação de quem vai arrendar mas de quem arrenda. Se a casa precisa de arranjos não digam "casa em bom estado mas a precisar de obras". Façam-nas vocês seus mulas que estão a tentar fazer fortuna com as necessidades dos outros. 

 

Sonho com o dia em que exista uma entidade que regule isto, que crie uma lista de critérios, direitos e deveres, para quem arrenda e quem vai arrendar. Não admira que ande tudo a morar com os pais.....contas feitas e se fosse morar sozinha, ao dia 5 de cada mês teria 50€ para os outros 25 dias.......

 

 Sarah

4 comentários

Comentar post