Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Sab | 28.01.17

à mesa: Bacalhau com Natas à la Experimentalista

Sarah

Domingo passado foi dia de almoço de família. Entre outros preparativos, o prato principal já estava escolhido: bacalhau com natas. É uma receita que conheço bem mas nunca tinha cozinhado para tanta gente por isso as contas que vos dou é para 8 pessoas (que comem demasiado bem!)

 

Receita:

-1 kg de bacalhau em posta ou duas embalagens de bacalhau desfiado

-2 cebolas

-1,5kg de batatas em cubos

-3 dentes de alho grandes

-1 embalagem de queijo para gratinar continente

-3 pacotes de natas para culinária

-pão ralado para polvilhar

-azeite e pimenta q.b

-3 folhas de louro

-meio copo de vinho branco

 

Se tiverem que cozer o bacalhau, temperem a água com azeite, 1 folha de louro e um dente de alho aberto ao meio. Deixem cozer durante 10 minutos para o bacalhau não ficar desfeito. Reservem a água e arranjem o bacalhau em lascas. Enquanto o bacalhau coze, cortem as batatas em cubos pequenos e deixem-nas dentro de água fria para não ficarem negras. Numa frigideira grande e alta ou num tacho largo, alourem a cebola e os dentes de alho no azeite e, aos poucos, deitem o vinho branco. Isto faz com que a cebola cozinhe sem fritar.

E agora, o "meu" truque: cozam as batatas na água do bacalhau. Eu sei que o original é com batata fritas mas eu acho que fica enjoativo e é caloria grátis por isso prefiro fazer assim. Quando colocarem as batatas deitem uma pitada de sal, mas pouco, que o bacalhau já salgou a água.

Juntem o bacalhau em lascas ao refogado, envolvam durante dois minutos e apaguem o lume. Numa tigela, coloquem o conteúdo dos 3 pacotes de natas e temperem-nas com pimenta (eu uso o moinho de 5 pimentas da margão), uma pitada de sal e uma pitada de funcho. O funcho é o melhor amigo do peixe: puxa o sabor do peixe e dá-lhe um sabor fumado delicioso! 

Com as batatas cozidas mas não desfeitas, juntem-nas ao bacalhau e envolvam. Já no tabuleiro, polvilhem com o pão ralado e o queijo e se quiserem enfeitem com umas azeitonas. Levem ao forno (pré-aquecido a 200º) durante 20 minutos, baixando para os 180º.

Sirvam com salada Ibérica ou com Mistura de Rúcula e encham a barriga que com a batata cozida fica super cremoso e sem tanta gordura.

imagem retirada da net.....preciso mesmo que começar com as fotos!

Sarah

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Sarah

    30.01.17

    Força! Fica muito muito agradável ;)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.