Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Ter | 27.09.16

Como é que isto não se ensina nas escolas!?

Sarah

Muitas vezes dou por mim a pensar como é que deixam as pessoas sair da faculdade sem lhes ensinar as coisas mais básicas de sobrevivência enquanto adultos. Não falo da capacidade de se alimentarem e de manterem a sua higiene em dia, falo de coisas deste género, falo de uma cadeira que seria universal a todos os cursos e faculdade, algo como um "Guia de Sobrevivência do Jovem Adulto". Deixo aqui a minha lista:

 

1- Preencher o IRS:

Vocês têm noção de como aquela imensidão de anexos pode ser assustadora para um rookie das finanças? Uma pessoa que vá preencher pela primeira o seu IRS, ainda mais se tiver recibos verdes? Perdi anos de vida em filas nas repartições das finanças para muitas vezes sair de lá a perceber o mesmo. 

 

2-Abrir/Cancelar contratos de Luz, água e afins

Mais uma vez, as burocracias portuguesas a dar cabelos brancos à criançada. Um contrato da EDP pode levar 15 dias, 15 DIAS,  estar firmado e até mandarem um técnico lá a casa abrir o contador. Com a água não tive tantas dificuldades mas ainda assim, basta olhar para a factura para ver que até os canos onde a água passa nós pagamos. E leiam sempre mas sempre as letras pequeninas. 

 

3-Cancelar um contrato de telecomunicações:

Ver sempre por quantos anos vamos ficar fidelizados e quanto nos vai custar rescindir contrato antes do tempo determinado. Por causa disto estou há dois anos entalada com a Vodafone a pagar uma pequena fortuna mensal.

 

4-Cancelar um contrato de trabalho

Há período de experiência? De quanto tempo? E mesmo que entrem para uma posição de efectivos, também há período de carência? E se for para vir embora, quanto tempo têm que dar a casa? Um mês, 15 dias, 2 meses? Ah pois os pequeninos saem da faculdade e não sabem nada disto. Mas também ninguém tem contratos por isso....

 

5-Recibos verdes

Como, mas como, é que ninguém ensina isto na escola!? Como ninguém teve ainda a brilhante ideia de ir ver com os miúdos quais os contras e os muito contras dos recibos verdes (para mim não há prós, desculpem). Ando nesta vida há mais de um ano e ainda hoje me vejo a dar tiros no pé. 

 

6-Pedir abonos/subsídios

Passar 6h numa fila da segurança social e sair de lá sem o assunto resolvido porque não sabíamos que era preciso aquele papel. "Ah e tal mas a internet hoje já ajuda". Certo, mas se a senhora da segurança social vos quiser estragar a vida e não der a informação completa bem podem montar acampamento à porta da SS.

 

7-Economia doméstica

Nos USA esta disciplina é ensinada em TODAS as escolas secundárias. TODAS! Ainda que facultativa, quem quiser pode ir lá aprender a lavar roupa, cuidar da limpeza, aprender a cozinhar, aprender a passar a ferro, trabalhar madeira e até mesmo como cuidar de um bebé! Por cá também temos esta disciplina, mas a maioria chama-lhe mãe. 

 

Estas foram apenas algumas ideias que me vieram há cabeça. Acho mesmo impressionante que se estude tanta xaxada e tanta coisa inútil (sim, há conhecimento inútil) e coisas importantes, do dia-a-dia, que iremos usar até ao fim dos nossos dias continuem num tão renegado segundo plano. 

 

Sarah

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.