Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Ter | 17.01.17

Momento básico ou como o ar nos falta

Sarah

Sempre abominei o conceito de "básico" no sentido simplório, cego de vista e de ideias, curto de ambições, um ser chato. Tanto que um dos meus mais profundos e incontestáveis medos é o de ser vista como burra, inculta, básica. Querer entrar numa conversa e não ter propriedade para dizer nada de jeito, ou pior, abrir a boca e causar nos outros o gozo e uma exclamação de "coitada!".

Talvez por isso, à primeira impressão (hoje estamos no tema Dona Mula!) eu pareça pouco acessível, um personagem seríssimo, "ui não falem com ela que ela bate". Mas muito de isto prende-se com o facto de ter uma medo imenso de dizer a coisa errada, se é que isso existe! Há gente que entra e fala e o que sair, saiu! São assim, nasceram assim, vão ser sempre assim, as Gabrielas da vida, não se moldam, não têm medos. Tenho-lhes uma inveja escondida, assumo.

E o propósito deste post é que eu me tenho sentido uma básica, com B grande. Tenho uma vida pacata, uma casinha sempre arrumada, penso as refeições para a semana, faço as compras como boa dona de casa, passo camisas a ferro e isto não é mau! Não tem que ser mau, mas falta-me o "resto".

O resto é a pica tremenda que um novo projecto nos dá. Tenho um trabalho novo, onde nem a entrevista fui, cheguei e fiquei, e não me sinto em casa. Se posso explicar melhor o porquê, imaginem que são uma criança gorda com um amor crónico por doces e a vossa professora leva toda a turma a fábrica dos M&M. Todos os meninos vão enfiar M&M nos ouvidos e no nariz e ter uma imensa dor de barriga mas vocês.....vocês levam uma maçã e um iogurte magro na merenda. Pode soar dramático mas é o que sinto e, o pior, só penso que a culpa deve ser minha.

Eu não tenho um percurso académico brilhante mas fui boa aluna, sai-me bem. Não tive até agora um percurso profissional de grande orgulho mas tenho-me safado. O que falta, o "resto", é aquilo que nós fazemos nas horas vagas e, no meu caso, o que eu devia escrever e não escrevo.

Posso culpar este mundo e o outro e pintar um quadro de coitadinha mas, sei que a culpa é minha. Sei que sou eu que não me sento à secretária e debito o que sair, mesmo que depois apague. Sei que não leio em doses industriais e por isso me faltam as palavras e o vocábulo. Sei que não sou um génio literário e não vou inventar um estilo de escrita mas também não tenho trabalho para isso. Já tive uma crónica num diário online, e agora? Agora até para o blog me vejo à rasca para dar bons conteúdos, na temática das experiências ou não.

E desiludo-me. A desilusão dos outros nunca vai doer tanto como a que sentimos por nós próprios, isso vos garanto. Ainda para mais, numa área que ainda é das poucas que dá pica, que faz o sangue correr. Tenho medo que o meu obituário não passe disto, de uma série interminável de arrependimentos, de incumprimentos de tarefas, tudo porque não começo, porque não dou o primeiro passo. Digo que queria fazer outras coisas, tornar-me freelancer, independente, mas não produzo, não conheço, não me exponho a que me descubram. Bela merda hein?

E depois vêm os start-ups da vida! Os motivados, os "eu não durmo que isso é perder tempo" e os "aos 30 anos já criei 4 empresas, tenho dois filhos, peso 45kg e sou modelo da Victoria Secret. Tudo isto enquanto tenho uma casa com 15 quartos (da qual cuido eu) e ainda tenho o meu restaurante, com 4 estrelas Michelin, onde sou a chef principal." Só a mim isto chateia? Só eu sinto que devia ter muita vergonha na cara por não ser como eles?

Não fui feita para a vida das 9h as 17h, para a casa com dois filhos, um cão e um gato, nem para um casamento faustoso onde vou vestida de suspiro doce e, contudo, parece que caminho a passos largos para este mesmo cenário.

Alguém me entende?

 

Sarah

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.