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Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

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Qui | 31.03.16

Papas de aveia 2 minutos

Sarah

Papas de avei sempre foram sinónimo de panela, fogão, colher de pau. Tudo isto antes de eu ser sequer capaz de proferir um bom dia, quanto mais de cozinhar. Resultado? Ficava a olhar para o boneco cheia de sono, as papas ferviam, fogão sujo, eu a dizer palavrões antes das 8h00 da manhã e eu a desistir desta "cena saudável" da aveia matinal.

Até que (tal como com a quiche) eu pesquisei maneiras de fazer as papas de uma forma rápida e sem muita tralha ou fogões para lavar. E fui tentando. A tentativa e erro têm sido os meus melhores amigos nos últimos anos e posso dizer que tentei umas 4 maneiras de fazer aveia, todas sem uso de fogão, mas os resultados nunca eram os ideais e a aveia acabava sempre rija e a digestão era custosa. Até chegar a esta receita. 

Presenting...

 

Papas de Aveia

(Usem uma chávena de chá como medida, mais ou menos cheia, conforme a fome)

1 chávena de aveia

1 chávena e meia de leite (do que usam e gostam) ou de água

Colocar tudo dentro de uma tijela que pode ir ao microondas e agora o segredo

 

Deixar a aveia de molho durante a noite toda, dentro do frigorífico e tapada

 

O que eu notava é que mesmo a aveia mais fina, no dia seguinte, precisava de 5 minutos ou mais de microondas até estar no ponto. Desta forma, ela fica de molho pelo menos 8h, o grão vai amoleçendo na sua totalidade e na manhã seguinte apenas precisa de 2/3 minutos no microondas, na potência máxima e até vocês verem que a aveia ferve.

ATENÇÃO:

Não tapem a tijela para não sair por fora. Isso é o que faz com que a aveia derrame e suje o microondas

Abram a meio do tempo ou quando virem que ferve, mexam com uma colher e deixem cozer o resto do tempo.

 

Com esta receita aprendi a gostar de aveia, coisa que nestas manhãs assim mais frias é como levar um abraço no estômago, quentinho e saciante! Como toppings os meus preferidos são estes

Canela, cacau, mel, amêndoas torradas, café solúvel, côco ralado, chia (já hidratada) e goji, banana (em rodelas, microondas 2 minutos, coberta com canela) e arroz tufado (para os dias mais gulosos)

 

Mas o bom desta base de aveia é que lhe podemos por literalmente qualquer coisa, contando que isso lhe dá mais ou menos calorias mas em média, uma tijela de papas de aveia tem 300 cal (um croissant com chocolate anda ali pelas 700cal, dependendo da massa). As papas são simples, a aveia não é doce e assim aceita bem qualquer completamento. No dias de verão mas que ainda assim pedem aveia de manhã eu gosto de colocar fruta fresca como morangos, mirtilos ou framboesas, mas para isso espero que a aveia arrefeca para não melar a fruta. 

Eu uso a aveia fina da Cem Porcento, à venda no Continente por 1,29€/400 g.

 

Experimentem e usufruam de um dos melhores alimentos que se pode comer de manhã pois a aveia é uma fonte de hidratos de libertação lenta, mantendo-vos saciados durante mais tempo controlando assim as gulas do meio da manhã. Se é bom para diabéticos, também o é para as restantes pessoas.

 

Sarah

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