Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Experimentalista

Um guia, uma ideia, uma sugestão, ou apenas um sítio onde vir dar um passeio

Qua | 30.03.16

Receita de Quiche sem Massa

Sarah

Ah as quiches! Essa mítica refeição para aqueles dias do "Sinto-me gorda vou comer só uma sopinha e uma fatia de quiche", pensando que isto é o melhor que podemos dar ao corpinho cortando nas calorias e nos hidratos. 

 

ERRADO

Uma fatia de quiche (carne/peixe) tem cerca de 566 calorias. Já uma quiche de legumes terá cerca de 239 calorias. Falamos de fatias pequenas e não daquelas imensas fatias que muitas vezes compramos nos cafés. Se a isto juntarmos uma sopa de legumes, simples, 250 ml, quase que chegamos às 1000 calorias por refeição! Uma mulher com 30 anos e menos de 70 kg deverá ingerir uma média de 1500 cal/dia. Já estão em pânico? Pois é de ficar senhoras e senhores. Muitas vezes comemos coisas pelo bem da dieta e da saúde, convencidos de estarmos a fazer a escolha acertada e o resultado pode ser castastrófico e corpitxo sarado nem vê-lo.

E foi isto que me fez procurar uma receita que me satisfizesse o gosto por quiches mas evitando a grande asneirada deste prato: a massa folhada. 100g de massa folhada têm 558cal, com 6 g de gorduras saturadas, aquelas que vos entopem as artérias! Quem já fez ou já viu fazer, sabe que massa folhada não é mais do que massa estendida com manteiga (pelo menos 7 camadas, até ficar com a textura ideal) resultando numa tremenda bomba calórica. Eu cuido-me, como bem e não me privo muito, mas se posso fugir aos excessos é o que faço sem hesitar e entre experiências e pesquisas cheguei a esta receita (na app do petit chef e adaptei-a ao meu gosto/necessidades. Original com farinha mas não achei necessário)

 

Ingredientes: (4 fatias monstras ou 6 fatias decentes)

Para o creme:
- 3 ovos
- 500 ml leite/natas de soja/2 iogurtes gregos magros/1 embalagem de queijo quark 
- 100 g de queijo ralado
- sal
- pimenta moída
- noz moscada moída
- óregãos secos

Para o recheio:
- 100 g de bacon em cubos/fiambre de peru ou frango/sobras de frango assado/2 latas de atum
- 150 g de espinafres congelados ou frescos/ 3 alhos franceses pequenos
- 200 g de cogumelos frescos



Preparação:

Passo 1: Numa taça bater os ovos com uma vara de arames ou garfo.

Passo 2:  acrescentar o leite aos poucos. Juntar o queijo ralado e temperar.

Passo 3: Cozer os espinafres frescos ou congelados em água e sal. Escorrer bem, apertando um pouco.

Passo 4: Numa frigideira bem quente aquecer o bacon, para soltar a gordura. Escorrer a gordura e juntar os cogumelos, deixando fritar mais um pouco com o bacon. Se preferir o alho francês, saltear depois dos outros ingredientes para amolecer, não precisa cozer muito. 

Passo 5: usar de preferência uma forma anti-aderente, ou formas de queque untadas. Como a mistura é líquida não convêm ser de fundo amovível. Se for, coloquem dentro de um tabuleiro de forno. Juntar o bacon, os cogumelos e os espinafre.

Passo 6: Verter o creme por cima, ajeitar a superfície.

Passo 7: Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. ou até a superfície se apresentar dourada. Esperar 10 minutos. antes de desenformar.



Simples, autêntica receita para totós, óptima para aqueles dias em que não temos vontade de ficar agarrados a tachos e queremos algo rápido, saciante e pouco calórico. Como viram, dá para ser feita com quase qualquer recheio, podendo substituir o leite por outros produtos (o queijo quark vai dar post!). E a melhor parte?

 

135 KCAL POR FATIA!!!

(aproximadamente, fatias de 100g, vejam aqui)

 

Qual é então a necessidade de arruinar um snack tão bom e que vos fica a 7€ por quiche? Provei, aprovei e é dos meus pratos favoritos, bom para fazer em casa, para um jantar rápido ou para levar para um dia de praia. 

Aproveitem!

 

 

 

Sarah

4 comentários

Comentar post